Precisão | Um ponto de referência para Ra e Rz. |
Ra: aprox.3,2 µm | |
Rz: aprox. 10,0 µm | |
Dispositivos | PCE-RT 10, PCE-RT 11, PCE-RT 1200, PCE-RT 1200BT, PCE-RT 2000, PCE-RT 2000BT, PCE-RT 2200, PCE-RT 2300 |
Um certificado de calibração ISO certifica os resultados de medição de uma calibração realizada em condições específicas. O certificado geralmente é necessário para o cumprimento dos requisitos de qualidade definidos conforme a série de normas DIN ISO 9000. Esses requisitos de qualidade também especificam o período de tempo após o qual deve ser realizada uma nova calibração dos diferentes instrumentos de medição.
Antes de proceder à calibração, é realizada uma medição com o rugosímetro. Mede-se o valor de rugosidade Ra do padrão de rugosidade fornecido com o dispositivo.
O resultado da medição é inserido no certificado. Se o aparelho tiver várias opções de filtragem, o filtro é ajustado às especificações da referência. Seleciona-se 0,8 milímetros como o comprimento de onda limite.
A precisão para o valor de rugosidade Ra e Rz é determinada comparando os valores de medição do dispositivo com o valor do padrão de rugosidade certificado. São realizadas três medições para cada uma das magnitudes Ra e Rz. No certificado, são indicados o valor nominal da referência, o valor real medido, assim como a diferença entre o valor de referência e o valor medido e o resultado da comparação com a tolerância permitida.
Se todos os valores estiverem dentro das tolerâncias indicadas nas especificações técnicas do rugosímetro, a calibração foi realizada corretamente. Se a tolerância for excedida em uma ou várias medições, é possível ajustar o dispositivo de medição da rugosidade e recalibrá-lo.
O certificado de calibração é realizado sob solicitação do cliente e, portanto, está excluído do direito de devolução. Se solicitar um dispositivo novo com certificado de calibração, tenha em mente que o prazo de entrega será estendido devido à calibração. Ao determinar o momento de recalibrar um equipamento, leve em consideração que seu dispositivo não estará disponível para uso durante um período de tempo. O tempo habitual de calibração pode ser estendido, pois os padrões também devem ser certificados periodicamente ou porque o laboratório tenha um grande volume de pedidos.