Precisão |
2 pontos de frequência: 94 dB e 114 dB, com uma frequência de 1 kHz |
Dispositivos |
PCE-322A, PCE-322ALEQ, PCE-353N, PCE-428, PCE-430, PCE-432, PCE-MND 10,PCE-MSM 4, PCE-NDL 10, PCE-SDL 1, PCE-SLD 10, PCE-SLT, PCE-SLT-TRM |
Um certificado de calibração ISO certifica os resultados de medição de uma calibração realizada em condições específicas. O certificado geralmente é necessário para o cumprimento dos requisitos de qualidade definidos pela série de normas DIN ISO 9001. Esses requisitos de qualidade também especificam o período de tempo após o qual deve ser realizada uma nova calibração dos diferentes instrumentos de medição.
Ao calibrar um sonômetro, verifica-se a precisão utilizando um calibrador acústico. O calibrador acústico certificado utilizado atende aos requisitos da norma EN/IEC 60942 para a classe 1. Ele gera com grande precisão um nível de pressão sonora de 94 dB e 114 dB a uma frequência de 1 kHz. O microfone do sonômetro é colocado na abertura de medição do calibrador acústico para medir e determinar o nível sonoro gerado.
Ambos os pontos de referência são verificados com diferentes faixas de medição e ajustes de faixa. As configurações no dispositivo variam dependendo da faixa de medição selecionada ou da ponderação de frequência A, B, C ou Z.
São realizadas três medições para cada ajuste e é calculado um valor médio a partir de cada uma das três medições individuais. O valor médio é indicado no certificado de calibração como valor real e comparado com o valor de referência gerado pelo calibrador acústico. Se a diferença entre o valor real e o valor de referência não ultrapassar a tolerância especificada para o sonômetro calibrado em nenhuma das medições, o resultado será anotado no certificado como "OK/pass".
O certificado de calibração é realizado sob solicitação do cliente e, portanto, está excluído do direito de devolução. Se solicitar um dispositivo novo com certificado de calibração, tenha em mente que o prazo de entrega será estendido devido à calibração. Ao determinar o momento de recalibrar um equipamento, leve em consideração que seu dispositivo não estará disponível para uso durante um período de tempo. O tempo habitual de calibração pode ser estendido, pois os padrões também devem ser certificados periodicamente ou porque o laboratório tenha um grande volume de pedidos.
Os certificados de calibração são emitidos especialmente para o cliente e, portanto, estão isentos do direito de devolução.