Este é um ponto importante a ser considerado quando algo não funcionar. É verdade que não é possível avaliar devidamente à distância o quão boa uma empresa pode ser. Com certeza, você deve ter a dúvida de se dentro de alguns anos ainda seguirá recebendo assistência técnica para sua câmera endoscópica ou peças de reposição. Assim que, ligue para a PCE Instruments, fale com um dos técnicos ou com o setor de pedidos. Convença-se da qualidade do conselho e confie na rede mundial de empresas da PCE Instruments (fundada em 1999). Se você não tem certeza se a câmera endoscópica que escolheu ou a que foi sugerida por nossos técnicos atende às suas necessidades, poderá experimentar o dispositivo por duas semanas. E pode nos devolver o dispositivo, sempre que esteja em perfeitas condições. Não terá que dar nenhuma explicação caso o equipamento não atenda às suas expectativas.
O suporte ao cliente após a compra é um serviço muito importante para a PCE Instruments. Isso nos permite receber informações por parte do usuário sobre os problemas que podem surgir no dispositivo e quais melhorias podemos implementar na câmera endoscópica. Contate com o departamento técnico da PCE Instruments para pedir aconselhamento técnico antes e depois de sua compra. Este departamento fará perguntas específicas e proporcionarão soluções adequadas.
O que o cliente deve fazer se a câmera endoscópica apresentar um defeito?
Envie o dispositivo com uma breve descrição do erro (faça o download do formulário aqui) para a sucursal correspondente da PCE Instruments. Nosso serviço de reparação registrará o caso diretamente na recepção do dispositivo. Em caso de garantia, a câmera endoscópica será reparada e devolvida gratuitamente. As peças de desgaste, como sondas endoscópicas e controles manuais, não estão cobertas pela garantia. Se os trabalhos de reparação estiverem fora do período de garantia, ou não estiver coberto pela mesma por motivos técnicos, enviaremos um orçamento gratuito e sem compromisso em um prazo máximo de 2 dias úteis. Assim, poderá então decidir se aceita o orçamento e autoriza a reparação da câmera do endoscópio ou não. O tempo médio para que o serviço de reparação da PCE Instruments faça a reparação da câmera endoscópica é de 10 dias úteis aproximadamente.
O uso da energia eólica já desempenha um papel importante na transição da energia fóssil para a energia renovável. De acordo com o Conselho Global de Energia Eólica (GWEC siglas em inglês), em 31 de dezembro de 2021 foram instaladas em todo o mundo turbinas eólicas com uma capacidade de 837.451 megawatts. Com um aumento de 93,6 gigawatts, 2021 foi o segundo melhor ano da história para a expansão da energia eólica.
Para poder fornecer energia à rede de forma confiável, as complexas turbinas eólicas devem ser instaladas e funcionar de forma segura e em grande parte sem falhos. Por este motivo, os componentes importantes são revisados e sua manutenção feita regularmente. Além disso, os grandes aerogeradores são monitorados à distância 24 horas por dia para poder agir rapidamente em caso de avarias e irregularidades. Este serviço é prestado pelo departamento de assistência técnica do fabricante do aerogerador ou por prestadores de serviços especializados em aerogeradores.
As pesquisas da Associação Alemã de Energia Eólica (BWE sigla em alemão) mostram que conjuntos de rotores, redutores e geradores são menos afetados pelas avarias do que os componentes elétricos, hidráulicos e eletrônicos. Contudo, geralmente é necessário um tempo de inatividade mais longo e um maior esforço para retificar os falhos nos componentes mecânicos. Portanto, esses componentes devem ser sempre ser inspecionados minuciosamente durante a manutenção regular no próprio local e os resultados devem ser anotados nos registros de manutenção. O uso de uma câmara endoscópica é ideal para inspecionar as áreas de difícil acesso dos componentes mecânicos.
Os redutores das turbinas eólicas geralmente estão equipados com aberturas de manutenção através das quais a sonda de uma câmera endoscópica pode ser inserida. Graças a isso, é possível realizar inspeções visuais dos componentes internos sem precisar de remover suas tampas protetoras. Durante a inspeção, é dada atenção especial aos rolamentos e rodas dentadas do redutor que estão sujeitos a altas tensões. As imagens tiradas com uma câmera endoscópica permitem visualização de incompatibilidades, fraturas, lascas, rachaduras e depósitos.
O uso de uma câmara endoscópica na inspeção de areogeradores permite verificar o estado de importantes componentes mecânicos através das aberturas existentes nos componentes. As imagens da câmera endoscópicas podem ser avaliadas no próprio local ou podem ser transferidas para um dispositivo móvel para serem reenviadas. Se necessário, existe a possibilidade de executar ou providenciar contramedidas imediatamente, como limpeza ou substituição de componentes. Normalmente, uma intervenção precoce evita danos importantes que podem causar tempo de inatividade mais longos e perda de eficiência do sistema.
As imagens digitais tiradas com uma câmera endoscópica podem ser usadas para documentar a condição do equipamento examinado. Ao avaliar o tipo e a frequência dos problemas encontrados, o pessoal de manutenção poderá melhorar constantemente a manutenção preventiva e a disponibilidade de peças de reposição.
Alguns materiais emitem parte da luz na forma de luz visível ao receber o impacto da luz ultravioleta. Esta propriedade é chamada de fluorescência. É um requisito prévio para o uso de luz ultravioleta em inspeções visuais. Em algumas aplicações, é utilizada a fluorescência inerente aos materiais a serem examinados. Em outros casos, são usados agentes de contraste especiais para obter resultados significativos. Uma fonte de luz ultravioleta em uma lâmpada UV ou câmera endoscópica UV permite realizar testes não destrutivos de forma rápida e relativamente com pouco esforço.
A luz ultravioleta amplia consideravelmente as possibilidades da inspeção visual, não apenas na medicina forense, mas também na verificação de elementos de segurança de bilhetes, ou no controle de limpeza. Por exemplo, a luz UV também é usada para a inspeção não destrutiva de superfícies de materiais e componentes e para detecção de vazamentos. Com uma câmera endoscópica UV, tais inspeções podem ser realizadas mesmo em locais de difícil acesso.
Dependendo da aplicação, são impostos diferentes requisitos ao equipamento da câmara endoscópica UV. Além das especificações gerais que precisam ser consideradas ao selecionar um endoscópio industrial, considere também o comprimento de onda da UV emitida. Para aplicações industriais, normalmente é usado como fonte de luz um LED UV com um comprimento de onda de 365 nanômetros. Muitas proteínas, óleos e agentes de contraste são excitados de forma ideal neste comprimento de onda. Outros comprimentos de onda são necessários para exames especiais, por exemplo, a propagação de gases de combustão.
Para tornar visíveis as rachaduras e os poros na superfície dos componentes, se aplicam materiais auxiliares com um comportamento fluorescente conhecido. O agente de contraste penetra nos defeitos e não é removido sem deixar resíduos durante a limpeza posterior na superfície. Ao irradiar com luz ultravioleta usando o comprimento de onda correspondente ao agente de contraste, obtém-se uma imagem claramente reconhecível da rachadura e da distribuição dos poros. Com uma câmara endoscópica UV não apenas poderá tornar as irregularidades visíveis, mas também tirar fotos da situação e depois transferi-las para o computador. Isso facilita a avaliação, documentação e comparação com outros resultados de inspeção.
Os testes de superfície com materiais fluorescentes são mais sensíveis do que outros métodos de teste com líquido penetrante e pode ser facilmente automatizado. Além disso, é ideal para visualizar as áreas escuras. As rachaduras contínuas nos componentes e outros tipos de vazamentos dificilmente perceptíveis também podem ser detectadas facilmente com uma câmera endoscópica UV. Para isso, são utilizados marcadores UV especiais, cujo brilho sob a luz ultravioleta torna visível até as mínimas áreas danificadas.
Uma câmera endoscópica rígida é a união de um endoscópio rígido com uma câmera digital. Isso permite mostrar imediatamente as imagens do endoscópio em um display, armazená-las, encaminhá-las e avalia-las por meio de um software. Qualquer pessoa que queira usar uma câmera endoscópica rígida para garantir a qualidade na produção pode até mesmo automatizar as inspeções visuais.
Uma câmera endoscópica rígida pode ser usada principalmente quando todos os pontos de inspeção são acessíveis ao longo de uma linha reta. A sonda rígida inclusive tem algumas vantagens sobre os sistemas flexíveis nesses tipos de aplicações. Por exemplo, a câmera rígida pode ser inserida com rapidez e segurança até a posição exata necessária, onde pode ser girada e inclinada para inspecionar a cavidade. Geralmente requer pouco espaço, é robusta e muito fácil de manusear.
As especificações técnicas da câmera e do endoscópio devem ajustar-se o melhor possível aos requisitos do trabalho de inspeção. Entre as características importantes incluem:
Para o endoscópio
Para a câmera digital
Uma câmera endoscópica rígida também pode ser usada para inspecionar diretamente na cadeia de montagem se os componentes a serem inspecionados estão colocados na posição correta. Permite obter uma visão rápida das cavidades, independentemente de ser inserida manualmente ou por um robô. A partir das imagens, pode decidir imediatamente se a peça é boa, se precisa ser repassada ou descartada.