O eletrodo de pH, também conhecido como sensor de pH, é um instrumento de medição utilizado para determinar o valor do pH de uma solução. O pH indica a concentração de íons de hidrogênio (H⁺) e é uma medida do caráter ácido ou básico de uma solução. Normalmente, a faixa de medição varia de 0 (muito ácido) a 14 (muito básico), sendo que um valor de pH 7 é considerado neutro.
Um eletrodo de pH / sensor de pH é composto por dois principais componentes: o eletrodo de vidro e o eletrodo de referência. O eletrodo de vidro é sensível aos íons de hidrogênio e gera um potencial proporcional à concentração de H⁺. O eletrodo de referência atua como um ponto de referência estável. Sensores de pH modernos combinam ambos os componentes em um único invólucro, tornando-os compactos e fáceis de manusear.
O eletrodo de pH / sensor de pH possui uma membrana de vidro especial, seletivamente permeável a íons H⁺. No interior do eletrodo de vidro, há uma solução tampão com concentração iônica conhecida. Quando o eletrodo é mergulhado em uma solução, ocorre uma diferença de potencial na membrana de vidro, que é medida por um medidor de pH. Esse valor é convertido para o correspondente valor de pH e exibido no medidor de pH, por exemplo, na série PCE-PH 228.