Política de cookies
Por favor, indique si autoriza a este sitio web a utilizar sólo las cookies necesarias o también las funcionales, tal y como se describe en el siguiente enlace:
Ihre aktuelle Auswahl: {status}
Auswahl ändern:
O termo estação meteorológica é utilizado principalmente para os dispositivos de medição que registram os valores do clima exterior. Por outro lado, os dispositivos que também registram dados independentemente das condições meteorológicas são frequentemente chamados de estações para a qualidade do ar. Podem ser utilizados tanto em exteriores quanto interiores.
Não apenas aqueles que desejam passar os seus momentos de lazer ao ar livre, ou que trabalham predominantemente ao ar livre ou que estão constantemente na estrada como condutores necessitam adaptar-se às condições meteorológicas. A neve ou gelo na estrada ou em áreas de estacionamento, nevoeiro ou chuva forte no caminho para o trabalho ou escola, e o calor contínuo em casas, escritórios, escolas ou laboratórios podem afetar quase todas as pessoas. Muitas pessoas costumam usar previsões meteorológicas regionais ou aplicativos de telefonia móvel para se prepararem com antecedência. Se estas previsões meteorológicas locais não forem muito detalhadas para o seu caso, então é possível registrar os dados necessários diretamente na posição desejada com sua própria estação meteorológica. Com uma estação meteorológica adequada você pode obter e registrar os valores medidos atuais. Muitos modelos também podem produzir previsões mais ou menos detalhadas de temperaturas e precipitação para dias sucessivos com base em dados registrados in situ e, possivelmente, de valores adicionais recebidos.
Dependendo da sua finalidade, uma estação para a qualidade do ar pode estar equipada com diferentes tipos de sensores para uma ampla variedade de medições. Além da temperatura e da umidade, muitas vezes são medidos valores que não dependem ou não dependem apenas das condições climáticas. Isto inclui, entre outras coisas, a medição da concentração de diferentes poluentes atmosféricos que influenciam a saúde ou o clima.
Critérios de seleção para uma estação meteorológica ou de qualidade do ar
Não somente é importante garantir que a estação meteorológica esteja equipada com os sensores para a medição dos valores desejados, mas também qual faixa de medição cobrem esses sensores e com que precisão.
Em algumas áreas de aplicação é muito importante que os sensores possam não apenas medir dados de corrente, mas que estes também possam ser armazenados ou transmitidos diretamente para outros tipos de dispositivos. Frequentemente, uma estação meteorológica ou estação para a qualidade do ar já consiste em módulos separados. Os sensores geralmente transmitem os valores medidos sem fio para a estação base associada localizada dentro do alcance do rádio. Existem também pontos de medição onde os dados são armazenados no local e são lidos apenas após meses. Para usar outros aplicativos, os valores de medição deveriam ser acessíveis a partir de uma rede ou através de uma nuvem. Nos modelos modernos de estações de medição, os valores armazenados ou transmitidos possuem um formato que permite realizar uma documentação ou avaliação com programas de computador. Algumas estações meteorológicas também possuem interfaces que podem ser utilizadas para controlar sistemas de sombreamento, ventiladores ou aquecimento auxiliar. Os sistemas de alarme óptico e acústico também podem ser ativados quando determinados valores limite são atingidos.
Uma previsão meteorológica precisa é uma das características básicas de muitos aplicativos. O requisito para isso é que a estação meteorológica também possa receber informações de um serviço meteorológico que avalia um grande número de valores de medição e calcula a evolução dos próximos dias para a área onde a estação meteorológica está conectada. Em caso de situações perigosas, a estação meteorológica também pode emitir alertas antecipados antes que o perigo ocorra.
Para algumas medições, existem recomendações detalhadas sobre a localização dos sensores para que os valores registrados não sejam distorcidos involuntariamente por edifícios, condições do terreno ou vegetação. Por esta razão, as estações meteorológicas para exteriores são frequentemente instaladas em mastros ou com certas distâncias mínimas para elementos mais altos ou igualmente altos. Na maioria dos casos, os sensores estão expostos a intempéries, como calor e geada, bem como, em maior ou menor grau, ao vento, à precipitação e ao sol, por isso devem ser resistentes. Ao escolher um local, é importante considerar que os sensores sejam acessíveis para inspeção, manutenção ou reparação. No interior dos edifícios, seja em salas de recreação, armazéns ou na área de produção, a posição e a altura dos sensores são na maioria dos casos determinadas pelas variáveis que são medidas e para que finalidade.
Na agricultura, o clima desempenha um papel muito importante, especialmente quando se trata da produção agrícola ao ar livre. As temperaturas determinam a época de semeadura e plantio, bem como medidas especiais de proteção para os cultivos mais sensíveis. A probabilidade de chuva é importante para determinar a data da colheita de grãos e feno. A velocidade e a direção do vento devem ser levadas em consideração na hora da semeadura, adubação a seco e na aplicação de produtos fitossanitários. Algumas estações meteorológicas para a agricultura também podem medir a quantidade de luz, radiação fotossinteticamente ativa (PAR) ou valores especiais do solo, como umidade, temperatura, valor de pH e conteúdo de nutrientes.
No caso das fábricas e das centrais elétricas com emissões, pode ser estabelecido que as plantas não funcionem ou apenas funcionam com uma potência reduzida ou com equipamentos adicionais sob determinadas condições de vento, para que não se contamine a zona circundante. A falta de chuvas e as altas temperaturas também podem afetar o funcionamento das centrais em determinadas circunstâncias, por exemplo, no que diz respeito à disponibilidade de água de refrigeração e contra incêndios. Em caso de previsão de tempestade, granizo ou chuva torrencial, as respetivas medidas preventivas de segurança poderão ser adotadas a tempo.
Nas áreas de produção e armazenamento, não somente podem ser afetadas as pessoas. A qualidade do ar também pode influenciar significativamente o desenvolvimento dos processos e na qualidade dos produtos. Dependendo do tipo de produtos e das condições de produção, devem ser controlados diferentes valores do ar, como temperatura, umidade, conteúdo de poeira, dióxido de carbono ou concentração de oxigênio.
Nas áreas de produção e armazenamento, não somente podem ser afetadas as pessoas. A qualidade do ar também pode influenciar significativamente o desenvolvimento dos processos e na qualidade dos produtos. Dependendo do tipo de produtos e das condições de produção, devem ser controlados diferentes valores do ar, como temperatura, umidade, conteúdo de poeira, dióxido de carbono ou concentração de oxigênio.
No caso de um incidente com emissões, são utilizadas estações de medição portáteis para registrar a concentração de determinados poluentes atmosféricos. O objetivo é minimizar o risco não apenas para os serviços de emergência e outras pessoas que se encontram na área direta dos danos, mas também para as pessoas das áreas adjacentes. A detecção de substâncias nocivas é a base da avaliação de riscos e das medidas de segurança.
A estação meteorológica está composta por diferentes instrumentos de medição que detectam parâmetros meteorológicos e, portanto, servem para a observação meteorológica. A estação meteorológica é usada para as medições e previsões meteorológicas estatais, assim como para o âmbito privado. Normalmente difere-se entre uma estação meteorológica analógica e outra digital. A estação meteorológica analógica normalmente é colocada em um ponto de verificação. Trata-se de um tipo de caixa de madeira ou de plástico resistente a condições climatológicas adversas.
Estas caixas protegem os instrumentos de medição da chuva e da sujeira e também contribuem para a medição correta dos valores. As paredes das guaridas são construídas por lâminas que permitem a passagem do vento e normalmente são brancas. Isso evita que os dados de temperatura sejam falsos. Em dias ensolarados ou pouco nublados, uma superfície escura absorve mais radiação, e a transmite para o ar interno, o que aumenta a temperatura. Nesse caso, a guarida sempre registraria temperaturas muito altas. Para poder comparar os dados de uma estação meteorológica com outra, foi determinado que a mesma deve estar posicionada a dois metros do solo e a dez metros de distância da próxima árvore.
Além disso, o sol deve poder iluminar a estação ao longo do dia e o vento deve poder passar livremente. As estações meteorológicas são normalmente compostas por um psicrômetro, um termômetro que indica o máximo e o mínimo e um termohigrógrafo. Adicionalmente, também possui um pluviômetro e um anemômetro localizados fora da guarida. Uma estação meteorológica moderna também mede a radiação global, a duração de horas de sol e outros parâmetros especiais, como evaporação e temperatura do solo. A estação meteorológica analógica não requer corrente e permite uma melhor avaliação. Além disso, o usuário deve fazer por si mesmo outras observações, como a evolução do tempo; o que não é necessário com uma estação automatizada. A desvantagem é que você deve registrar os dados meteorológicos periodicamente manualmente.
Calibração ISO para a estação meteorológica
As empresas que desejam integrar sua estação meteorológica em seu controle interno de qualidade podem solicitar uma calibração ISO. A certificação ISO inclui uma calibração de laboratório e um certificado com todos os valores de medição. Também é indicado no certificado a pessoa ou empresa solicitante.
Os sensores da estação têm uma estabilidade operacional a longo prazo, portanto, não é necessário recalibrá-los periodicamente se o uso que será dado for de âmbito privado. Para o uso industrial, podemos fazer algumas adaptações especiais (troca de sensores, ampliação do comprimento dos cabos, filtros sinterizados, etc.). Caso necessite realizar uma medição específica, por favor, entre em contato conosco por telefone. Nosso departamento técnico encontrará uma solução específica para o seu caso.
A meteorologia desempenha um papel muito importante na agricultura. Inclui diferentes âmbitos, como hidrologia e, em um sentido mais amplo, a horticultura, a pecuária e a silvicultura. Trata-se de conhecer dados como temperatura e umidade do ar, pluviometria, velocidade e direção do vento, radiação solar, entre outros. Esses parâmetros influenciam diretamente os trabalhos da agricultura. Uma estação meteorológica pode ajudar muito a trabalhar com eficiência.
Uma estação meteorológica bem sofisticada armazena com data e hora os valores produzidos ao longo do dia. Este tipo de estação meteorológica permite até gerar alarmes. Isso se torna muito útil para saber se, por exemplo, pode ocorrer geada ou não. A geada ocorre quando a temperatura do ar, registrada em uma guarita (também conhecida como abrigo meteorológico, ou seja, mede a 1,50 metros do nível do solo), for menor ou igual a 0 ºC. Saber a tendência da temperatura permite agir a tempo. Existem diferentes tipos de geada, conhecidas como geada branca e geada negra. A geada branca é aquela em que a temperatura descende abaixo de 0 ºC e ao mesmo tempo se forma gelo na superfície das plantas. Isso geralmente é causado por massas de ar úmido. Por outro lado, existem as geadas negras. Nesse caso, a temperatura também descende abaixo de 0 ºC, mas sem a formação de gelo. É conhecida por esse nome devido à coloração que alguns órgãos das plantas adquirem. Este tipo de geada ocorre quando a massa de ar está seca.
Na agricultura existem métodos de prevenção passivos e ativos para atuar em caso de geadas. As baixas temperaturas afetam os vegetais de várias maneiras. Há um enfraquecimento da atividade funcional reduzindo, entre outras coisas, as ações enzimáticas, a intensidade respiratória, a atividade fotossintética e a velocidade de absorção de água. Há um deslocamento dos equilíbrios biológicos, interrompendo a respiração, a fotossíntese, a transpiração, a absorção de água e a circulação ascendente. Finalmente, ocorre a morte celular e a destruição dos tecidos.
Se a estação meteorológica levar um pluviômetro integrado, também será possível saber a quantidade de água que irrigou o campo. Com base nisso, é possível regular melhor a irrigação, o que permite administrar um bem precioso como a água e ao mesmo tempo economizar custos.
A casinha do tempo é, na verdade, uma pequena estação meteorológica usada para indicar o tempo. A origem desta casinha do tempo parece residir na Alemanha, especificamente na região dos Alpes. Trata-se de uma casinha com duas portas e duas figuras de ambos os lados. Normalmente no lado esquerdo da casinha do tempo há uma senhora e no lado direito um senhor. A vestimenta de ambas as figuras da casinha do tempo também costuma ter um contexto alpino. Embora este tipo de casinha do tempo seja fabricada em madeira, também pode ser colocada no exterior, desde que seja protegida das condições climáticas.
É verdade que a previsão não é tão precisa quanto uma estação meteorológica moderna. Mas por outro lado é uma estação meteorológica muito original. O princípio de medição é simples. Dentro da casinha meteorológica há uma corda, feita de corda de tripa ou crina de cavalo, que responde às mudanças de umidade. Quando o ar está completamente seco (0% de umidade), o cabelo geralmente tem o comprimento real. Quando o ar fica úmido, começa a se espalhar e com o ar completamente saturado (umidade de 100% H.r.) pode se estender até 2,5%. Essas mudanças, por sua vez, produzem uma mudança de posição e torção, para a qual a mulher sai com um vestido de verão quando o ar está seco, enquanto se o ar estiver úmido, o homem sai com um guarda-chuva. A casinha do tempo geralmente também inclui um termômetro para indicar a temperatura.
Importante ter em conta que esta casinha do tempo é mais básica do que uma estação meteorológica tradicional, pois não permite fazer uma previsão do tempo, uma vez que somente reage de acordo com a temperatura e humidade atuais.
Até o momento, a estação meteorológica permite obter apenas dados meteorológicos locais, como temperatura, umidade ou pressão barométrica. A previsão do tempo é estabelecida nestes tipos de estações com base nas mudanças de pressão atmosférica local. O tempo de previsão chega, dependendo da situação meteorológica, entre 6 e 36 horas. As mudanças na pressão atmosféricas são apenas um indicativo da evolução climática. Outros fatores, como correntes de vento, áreas de alta ou baixa pressão, não estão incluídos na previsão do tempo da estação meteorológica. WETTERdirekt revoluciona a previsão do tempo. WETTERdirekt é uma previsão do tempo profissional realizada por meteorologistas. A previsão do tempo de sua região é enviada via satélite gratuitamente e automaticamente à sua estação meteorológica.
Previsão meteorológica profissional de 4 a 6 dias para sua região.
Os dados meteorológicos globais são detectados a nível mundial por estações meteorológicas, satélites e radares. Os meteorologistas profissionais calculam a partir daí as previsões do tempo de 50 regiões da Alemanha, usando os métodos mais modernos para isso. Estas previsões são realizadas pelo wetteronline.de, o provedor de informações meteorológicas da Europa.
Foi preparada uma previsão meteorológica para 300 regiões na Alemanha. Os meteorologistas profissionais levam em consideração todos os fatores e dados que dispõem. Devido a que estas regiões são muito pequenas, é possível realizar uma previsão muito precisa, o que as torna mais fiável do que as estações da concorrência. Receba várias vezes ao dia a previsão do tempo via satélite e gratuitamente.
A transmissão de dados é feita via satélite várias vezes ao dia, usando uma rede sem fio especial, em uma faixa de frequência de 466 MHz. Devido ao seu alto grau de recepção de quase 100 %, é usada até mesmo em edifícios para avisar bombeiros e serviços de resgate. O uso desta rede para a transmissão da WETTERdirekt é totalmente gratuito.
A WETTERdirekt funciona de forma automática e é muito fácil de usar. Basta inserir as pilhas; e isso é tudo. O sistema detecta automaticamente sua estação. Deverá simplesmente introduzir a região onde vive. Um sensor mede adicionalmente a temperatura interior. Os valores exteriores os receberão através da WETTERdirekt.
Os sensores externos da WETTERdirekt detectam a temperatura e a umidade exterior (dependendo do modelo) e enviam esses dados sem fio para a estação base da WETTERdirekt. A nova tecnologia IT (Instant Transmission, acrônimo em inglês) permite a transferência particularmente rápida, econômica e segura.
Distintas condições de pressão atmosférica (diferentes símbolos ou introdução numérica na estação meteorológica) surgem por massas de ar que ascendem com força diferente em diferentes lugares da terra. Isso ocorre continuamente devido ao fato de que o sol aquece a massa de ar no equador com mais força do que em ambos os pólos. O aquecimento do sol diminui gradualmente do equador aos pólos.
O ar ascendente do equador deve descender em algum lugar, neste caso, nas regiões que estão mais afastadas do equador, onde o ar não esquenta tanto. O ar nessas áreas é deslocado pelo ar proveniente do equador, que descende quando esfria. Nessas regiões as chuvas são escassas porque as massas de ar descendentes são aquecidas pela pressão, o que impede a formação de nuvens, além de dispersar a nebulosidade existente. Isso faz existir até três grandes sistemas do equador até os pólos com massas de ar ascendentes e descendentes. Os anticiclones e as tempestades são criados pela rotação da terra. Quando as massas de ar ascendem, são criados nos lugares onde houve anteriormente uma depressão momentânea. Então flui ar de todos os lados na direção da tempestade (vento).
Uma tempestade significa que o ar nesse lugar está ascendendo. Isso envolve formações de nuvens, porque o ar contém umidade gasosa que se transforma em pequenas gotas ao baixar a temperatura (as estações meteorológicas indicam formação de nuvens e chuva). Um anticiclone significa o oposto: O ar no nível do solo viaja em todas as direções devido à alta pressão (as estações meteorológicas indicam vento). Na região onde o anticiclone está localizado descendem grandes massas de ar em uma extensa área (ao nível do solo há alta pressão). Devido ao descenso, o esquenta, e o ar que está sendo aquecido pode absorver mais umidade, o que implica que as nuvens sejam dissolvidas. O resultado é um céu claro e muito sol. Muitas estações meteorológicas usam a pressão atmosférica para determinar a previsão do tempo e indicam adicionalmente a pressão atmosférica.
A observação de dados meteorológicos em estações meteorológicas não é apenas de interesse global, mas também a nível local. Isso abrange uma indicação simples dos dados meteorológicos atuais, a observação a longo prazo e a análise dos valores registrados, assim como a reação ao exceder ou cair abaixo de certos valores. As estações meteorológicas oferecem esses benefícios em conexão com um software de análise e ranhura.
O campo de aplicação da estação meteorológica varia do uso privado até o uso industrial, por exemplo, para agricultores, para navegação, recursos hidráulicos e organização de eventos ao ar livre. Além das medições de temperatura interior e da umidade ambiente, também é possível usar diferentes sensores nas estações meteorológicas, como o pluviômetro, o indicador de direção de vento ou sensores para medir a velocidade do vento. Os transmissores das estações meteorológicas geralmente têm um alcance de até 100 m (sem obstáculos) o que permite a instalação flexível. Os sensores são alimentados por baterias.
Todos os sensores são reconhecidos automaticamente pelas estações meteorológicas, para que possam ser usados instantaneamente. Enquanto a estação meteorológica informa através de sua tela grande os valores meteorológicos atuais e as evoluções do tempo (por exemplo, a tendência barométrica), também tem a possibilidade de registrar os dados através do software de análise. Todos os valores de medição da estação meteorológica podem ser transmitidos através do slot a entrada ao computador ou notebook. A estação meteorológica possibilita a qualquer pessoa uma observação e análise detalhada e confortável dos dados meteorológicos, assim como poder reagir a diferentes condições climáticas.
Antes de sair de casa é importante saber qual será a temperatura e se choverá ou haverá tempestades. Para muitos propósitos, porém, também é importante saber como o clima evoluirá nas próximas horas e dias. O acesso a previsões meteorológicas precisas não só permite escolher a roupa certa e programar de forma ideal as atividades recreativas ao ar livre. Uma estação meteorológica com previsão meteorológica precisa facilita o planejamento operacional em todas as empresas que dependem de alguma forma da meteorologia.
Otto von Guericke descobriu a força da pressão atmosférica já no século XVII durante seus experimentos no espaço sem ar. Durante suas observações, percebeu também a relação entre o nível de pressão atmosférica e o tempo atmosférico. Naquela época, Guericke fazia experiências com um balão volumétrico longo de vidro do qual extraía o ar com uma bomba especial. Introduziu a extremidade aberta do tubo em um recipiente com água e observou até que ponto a água era empurrada para cima. Quando a pressão atmosférica do ambiente mudava, o nível no tubo de vidro também mudava em consequência.
Otto von Guericke reconheceu há mais de 300 anos que existe uma relação entre a pressão atmosférica e a probabilidade de chuva. Com esta descoberta, era capaz de prognosticar chuvas e tempestades mesmo que não houvesse nuvens visíveis. Até mesmo com a estação meteorológica moderna, costuma-se utilizar um barômetro, ou seja, um medidor de pressão atmosférica, para a previsão meteorológica baseada na localização das precipitações. No entanto, com dispositivos modernos é muito mais fácil de prever.
Os valores medidos localmente por uma estação meteorológica individual podem ser complementados por dados provenientes de satélites meteorológicos. Com uma estação meteorológica via satélite, valores de temperatura, nuvens e vento de provenientes de imagens de satélite em uma ampla área também são incluídos na previsão. A utilização de imagens de satélite permite ampliar as previsões para vários dias e indicar também as condições previstas de temperatura e vento.
Portanto, uma estação meteorológica via satélite oferece muito mais informações para a previsão meteorológica do que uma estação meteorológica que só pode avaliar os valores medidos que ela mesma coletou. Ao longo do dia recebe várias vezes os resultados dos dados de satélite avaliados pelos meteorologistas. Com a ajuda destes dados, é possível prever com elevado grau de precisão a evolução da situação meteorológica para os próximos dias.
A previsão meteorológica precisa de uma estação meteorológica via satélite simplifica o planejamento privado e operacional com base no clima. As empresas com regulamentações ambientais sobre a qualidade do ar, por exemplo, podem implementar a tempo as medidas prescritas para determinadas as direções e velocidades do vento. As empresas de construção e os agricultores podem ter em consideração os avisos por chuva, geadas e tempestades em seu planeamento diário e semanal para seus trabalhos ao ar livre. Os responsáveis pelos serviços de desobstrução e limpeza podem colocar seus funcionários e veículos em estado de alerta e avisá-los com antecipação caso seja esperado risco de geadas nas estradas.
As previsões e avisos meteorológicos precisos de uma estação meteorológica via satélite também permitem tomar medidas locais específicas em caso de perigo iminente de eventos climáticos adversos, como tempestades ou chuvas fortes. As pessoas, animais e bens podem ser protegidos ou colocados a salvo através de medidas especiais.
As redes meteorológicas agrupam a informação de várias estações de medição. Quantos mais usuários coloquem a disposição os valores de medição de sua estação meteorológica em uma rede em linha, mais precisas serão as avaliações baseadas no tempo e na localização que podem ser feitas nesta rede. Quanto mais densa seja a rede de participantes da área, mais valores poderão ser incluídos nas avaliações.
Quem integra a sua estação meteorológica em uma rede online não somente disponibiliza seus dados para avaliações dentro da rede. Qualquer usuário da Internet pode aceder em linha grande parte dos dados meteorológicos transmitidos. As posições onde está localizada uma estação meteorológica integrada estão marcadas em um mapa. Se selecionarem uma dessas estações, os dados meteorológicos atuais serão exibidos e, normalmente, também as informações sobre o tipo de estação e a localização exata.
Os dados de uma estação meteorológica integrada na rede online podem ser recuperados através da Internet desde qualquer lugar. Para a própria estação meteorológica, também é possível visualizar os avisos meteorológicos, as previsões meteorológicas e os dados meteorológicos armazenados dos últimos dias, semanas e meses. A cartografia da rede em linha oferece aos usuários a possibilidade de observar o clima atual nas localizações das estações de maneira conveniente a partir de seu smartphone ou computador.
Outrométodo fácil para ter uma idéia do clima em um lugar determinado é através de uma webcam. Quase todas as cidades dispõem de vários desses auxiliares eletrônicos do tempo. Eles podem ser facilmente encontrados através nos mecanismos de pesquisa da Internet procurando o lugar que deseja conhecer o clima seguido por uma webcam. Veja na imagem a seguir a câmera meteorológica fornecida por nós em Meschede-Freienohl: