Um medidor de força permite determinar forças. Muitos dos modelos de dispositivos são projetados para forças de compressão, apenas para forças de tração, para forças de compressão e tração ou para forças de torção que atuam na direção axial do sensor de força. Independentemente da direção da força, deve-se prestar atenção à faixa de medição de cada medidor de força. Um medidor de força sujeito a forças superiores ou diferentes das especificadas ou a forças numa direção diferente pode ser destruído.
A velocidade e a duração da carga também devem ser levadas em consideração na hora de selecionar o dispositivo. Um medidor de força destinado a registrar e exibir com precisão cargas de curta prazo não deve apenas ter alta precisão de medição, mas também alta resolução e alto ciclo de medição. Esses modelos de medidor de forças geralmente são equipados com interfaces e software para transferir os valores para um computador ou laptop. Alguns também podem armazenar os valores internamente e exibi-los como um gráfico no display.
Um medidor de força pode ser equipado com um sensor interno ou externo. Os instrumentos para medições gerais de compressão e tensão são frequentemente oferecidos com vários acessórios, como ganchos, pontas e placas de compressão. Alguns modelos de instrumentos com sensor interno são fornecidos com orifícios roscados ou outros auxiliares de montagem para permitir sua fácil fixação em dispositivos de medição e bancadas de teste. Se um medidor de força para sensores externos reconhecer o sensor conectado de forma independente ou o tipo de sensor puder ser definido pelo usuário no menu do dispositivo, ele poderá ser usado sem problemas com vários sensores externos.