Dinamômetro PCE-PTR 200N Penetrômetro para fruta

Referência: PCE-PTR 200N
GTIN (EAN): 4250348717931
1 pz.
Digital
Interno
Não
USB

Descrição

Dinamômetro (Penetrômetro para fruta) / Dinamômetro digital (3 em 1) para determinar a textura da fruta e para o controle do grau de maturação / Interface USB / Software para a transferência de dados / Faixa: 20 kg

O dinamômetro é um dispositivo de mão e prático para o controle do grau de maturação de diferentes tipos de fruta. Ao contrário dos modelos analógicos, este dinamômetro digital oferece uma maior precisão e resolução na hora de medir.

O dinamômetro lhe proporciona informação valiosa sobre o momento ótimo de coleta e sobre o processo de maturação em câmaras, no transporte e na venda. O dinamômetro integra um microprocessador para uma leitura rápida precisa. O dinamômetro está equipado com orifícios que permitem montá-lo em uma máquina de ensaio (acessório opcional). Isto minimiza os erros humanos e permite realizar medições em série. O dinamômetro integra um acumulador que pode ser recarregado com a fonte de alimentação fornecida com o dispositivo. Também é possível girar a tela do dinamômetro em 180º, o que facilita a leitura da medição.

Incluímos um software e um cabo de dados para transferir os valores de medição do dinamômetro ao computador ou ao computador portátil. As máquinas de ensaio são ideais para os controles de qualidade e os ensaios de teste em laboratórios. Uma vantagem deste dispositivo é que mesmo dispondo de uma ampla faixa de medição mantém a alta resolução e precisão. Se tivesse que medir a fruta com dinamômetros convencionais necessitaria adquirir três dispositivos para medir segundo a normativa DIN, cada um com uma ponta em particular para um determinado tipo de fruta. Contudo, nosso dispositivo substitui os 3 dinamômetros. No conteúdo enviado estão incluídas 3 pontas diferentes (para diversos tipos de fruta). Estas pontas são enroscadas facilmente.

Informação sobre a textura da fruta e seu grau de maturação
Quando falamos da maturação da fruta, é conveniente distinguir entre a maturação fisiológica e a maturação comercial. A maturação fisiológica só é alcançada quando a fruta madura na planta, e corresponde com o momento mais cedo no qual a fruta pode ser colhida para sua comercialização. A maturação comercial é alcançada depois, e indica o momento ótimo para o consumo da fruta (quando sua cor, sabor, textura, etc., são os ideais para o consumidor final). No caso das frutas climatéricas a maturidade comercial é alcançada um tempo depois, já que após a coleta elas seguem madurando.

Durante a maturação da fruta se produz uma intensa atividade em seu interior, que se manifesta em sua cor, forma, textura, etc. É necessário dispor de valores objetivos com os quais avaliar a evolução da maturação da fruta. Assim poderá tomar decisões adequadas sobre o momento ótimo da coleta e seu processamento posterior (por exemplo, para determinar a qualidade da fruta, o valor no mercado ou para o consumidor final), especialmente no caso de frutas climatéricas. A medição de textura ou dureza da fruta, realizada com o dinamômetro, lhe proporcionará informação sobre o grau de maturação. De fato, é a técnica mais utilizada para seu controle. Existem outras técnicas, como as que empregam um refratômetro. Os refratômetros usam a colorimetria ou medem o conteúdo de substâncias sólidas solúveis na fruta (esta técnica lhe permite medir o conteúdo total de açúcar).

Geralmente, a textura ou dureza de uma fruta que medimos com um dinamômetro diminui conforme avança seu processo de maturação. No entanto, devemos ter em consideração que a textura de um mesmo tipo de fruta pode variar, ou por condições muito gerais (como a variedade da fruta ou a região de cultivo), ou por motivos mais específicos como o tamanho ou a temperatura da fruta no momento da medição com o dinamômetro. Quanto maior for o tamanho ou a temperatura, menor textura apresentará a fruta.

Indicações essenciais sobre o dinamômetro
O dinamômetro indica a força exercida sobre a fruta em gramas (1 g = 0,001 kg), pelo que se deseja obter a pressão exercida em kg/cm², deverá ter em consideração a seção da ponta selecionada.

Por exemplo, se medimos com o dinamômetro um valor de 4320 g, deverá calcular essa força real exercida segundo a ponta que tiver selecionado. Essa força corresponde ao valor em kg dividido pela seção correspondente da ponta selecionada:

Diâmetro nominal da ponta (mm): 6, 8, 11,3
Área efetiva da ponta (cm²): 0,28, 0,5, 1
Pressão exercida (kg/cm²): 15,43, 8,64, 4,32

Ao contrário dos dinamômetros analógicos, este dinamômetro digital oferece uma maior precisão e resolução na medição. Outra vantagem é que dispõe de 3 pontas de penetração com diferentes diâmetros, evitando assim ter que adquirir vários dinamômetros analógicos. Cada dinamômetro analógico dispõe de somente uma faixa com ponta para um determinado tipo de fruta. Como consequência, necessita de um equipamento para cada tipo de fruta. Contudo, o dinamômetro realiza diferentes tipos de medições com o mesmo dispositivo. Somente deve trocar a ponta.

Características

- Combina 3 dinamômetros convencionais em 1
- Redefinição a zero em qualquer momento
- Peak Hold e recuperação do valor máximo
- Desconexão automática
- Orifícios para montagem sobre máquina de ensaio
- Alimentação por acumulador
- Indicação do estado da bateria
- Proteção de sobrecarga = 150 %
- Interface USB
- Opcional: calibração ISO

Especificações

Faixa0 ... 200 N
Calibração 0,1 N
Calibração de pressão1 Mpa
Célula de cargaCélula de carga interna com rosca M6
Faixa1 ... 100 % do total da escala
Precisão±0,5 %
Unidadesn, kg, lb
DisplayLCD
Temperatura operativa       +10 ... +30 °C
Umidade relativa15 ... 80 % U.r.
Condições de trabalhoNão coloque o dispositivo perto de fontes de vibração ou materiais corrosivos
Peso1 kg

Conteúdo da remessa

1 x Dinamômetro PCE-PTR 200N
1 x Manual de instruções
1 x Ponta de penetração de Ø 6 mm
1 x Ponta de penetração de Ø 8 mm
1 x Ponta de penetração de Ø 11 mm
2 x Arruelas de tope
1 x Tabela de conversão
1 x Estojo para o Dinamômetro
1 x Software