Os ensaios END (siglas em espanhol: Ensaios Não Destrutivos) ou NTD (siglas em inglês: Non Destructive Testing) são testes não destrutivos de componentes e estruturas. Os defeitos de qualidade afetam ao uso de um componente ou estrutura. Estes defeitos ou danos podem ter diversas causas. Em um material é possível verificar sua pureza, ausência de defeitos ou resistência de forma não destrutiva ou de forma destrutiva. Os ensaios não destrutivos de materiais nos permitem detectar defeitos que vão desde alterações na superfície até separações de um material causados por fissuras ou rachaduras.
Para analisar um componente de forma não destrutiva são utilizados diversos métodos físicos, que são divididos em duas classes: defeitoscopia e qualimetria. A defeitoscopia trata de garantir a ausência de danos, que possivelmente pode ser uma transição para a qualimetria. A qualimetria determina principalmente as propriedades do material de forma não destrutiva.
No teste de estanquidade é feita uma diferença entre o método de vácuo e o método de sobrepressão. Estes ensaios servem para verificar a estanqueidade, assim como para localizar vazamentos. Nos ensaios de fugas são utilizados cinco métodos diferentes: Ensaio do operador em banho-maria ou teste de bolha, teste em banho-maria ou teste de bolha com sensor ultrassônico, teste de pressão diferencial, detecção ultrassônica e os diversos testes de vazamentos utilizando gases de teste.
Com a inspecção visual verifica-se pela simples observação se uma peça está bem ou mal, desde que o acesso a área de ensaio esteja livre e a superfície esteja sem sujeiras. Também dispositivos auxiliares, como endoscópios e câmeras, indispensáveis atualmente.
O método de ensaio por ultrassom pode ser usado para quase todos os materiais técnicos. Cabeças ultrassônicas são utilizadas para induzir ondas ultrassônicas no objeto. Se a peça de trabalho apresentar algum defeito, as ondas sonoras são refletidas e detectadas pelo cabeçote que agora serve como receptor. A medição da duração do ultrassom permite localizar o ponto de erro.
O método de corrente de Foucault pode ser usado para qualquer material que atue como condutor elétrico. É possível demonstrar visivelmente as falhas na forma de fissuras ou rachaduras na superfície. Com este método de ensaio eletromagnético é possível detectar de forma rápida e segura erros microscópicos sem consumíveis.
O teste de condutividade é usado principalmente para ensaios não destrutivos de metais. Com este método são detectadas as alterações da estrutura cristalina e as impurezas. Tais distúrbios podem modificar uma peça de trabalho em termos de dureza, elasticidade ou condutividade elétrica. O teste de condutividade é realizado na indústria elétrica e em aplicações de teste de materiais.
Os equipamentos de ensaios não destrutivos (END / NDT) da PCE Instruments permitem a detecção precoce de danos em componentes, instalações e construções técnicas. Tudo isso aumenta a segurança das pessoas e do meio ambiente. Os equipamentos de ensaios não destrutivos ajudam a prevenir danos.