- Dispositivo resistente
- Tabela de conversão na parte posterior
- Longa vida útil
- Energia de impacto de 0,735 J
- Instruções incluem uma ajuda de correção
- Peso reduzido
Informação geral sobre a resistência à pressão no concreto com o esclerômetro
A resistência à pressão geralmente define-se como a medição de resistência à ruptura, ao aplicar uma carga de pressão em um eixo durante um período breve de tempo. A resistência à pressão do concreto é determinada levando em consideração a influência das seguintes magnitudes:
- Resistência do bloco de cimento
- Composição e compactação do concreto
- Tempo e condições de armazenamento
- Dimensões e forma do elemento de verificação
- Tipo e duração da carga
A resistência à pressão normalmente é determinada em laboratório em cubos de concreto ou em cilindros retos circulares. No caso de cilindros, após a remoção do excesso de concreto, recomenda-se estabelecer imediatamente uma camada de ajuste que muitas vezes será necessária para obter uma superfície de pressão lisa e plana. Os cilindros devem endurecer em pé.
Como na prática não é possível realizar uma verificação com métodos de laboratório, é utilizado o esclerômetro, que é fácil de usar e proporciona uma precisão considerável. O grau de dureza é obtido através da medição de dureza realizada com o corpo de rebote (valor de rebote R) sobre a superfície do concreto e com a ajuda da tabela de conversão na parte posterior do medidor ou no manual de instruções.