Máquina de teste para índice de fluidez PCE-MFI 400 / Máquina de teste de até +400°C / Índice de fluidez de até 400,0g/10 min / Alta estabilidade de temperatura / Inclui pesos / Display de toque TFT de 7"
A máquina de teste de índice de fluidez da PCE Instruments serve para a verificação rápida do fluxo de fusão de massa de plásticos. A máquina de teste de índice de fluidez foi projetada para o controle de entrada de material e para o controle contínuo da produção. Graças à visualização de todos os parâmetros relevantes na tela sensível ao toque de 7" da máquina de teste para índice de fluidez, é possível obter resultados de medição em pouco tempo. A função de corte automático contribui ainda mais para a alta reprodutibilidade da máquina de teste.
A lista de plásticos padrão, incorporada à máquina de teste de índice de fluidez, evita que o usuário perca tempo com a configuração. Entre estes plásticos incluem: PS, PP, PE, ABS, PC, PMMA e muitos outros. Além dos plásticos padrão já integrados, a máquina de teste de índice de fluidez contém a temperaturas de teste e os pesos de ensaio de acordo com a norma (ISO 1133). Os materiais não integrados à máquina de teste de índice de fluidez podem ser adicionados de forma permanente a qualquer momento.
Portanto, a máquina de teste de índice de fluidez é ideal para determinar o índice de fluidez, que por sua vez fornece informações sobre o comportamento do fluxo e a viscosidade dos plásticos a várias temperaturas e pressões. Neste teste de acordo com a ISO 1133, a amostra é colocada em forma de grânulos em um cilindro preaquecido e é aquecida a uma temperatura específica do material. Então, um pistão com uma massa definida pressiona o líquido fundido através de um bico com um diâmetro definido. Após um período de tempo definido, a medição é parada na máquina de teste de índice de fluidez. Em seguida, determina-se a massa fluida pelo bico usando uma balança analítica, dando como resultado um valor de massa/tempo (g/10min), denominado também como valor MFI. O índice de fluidez é usado para determinar o comportamento do fluxo de termoplásticos. Através do comportamento do fluxo é possível derivar o grau de polimerização, que por sua vez influencia nas subseqüentes propriedades mecânicas do plástico injetado. Como os plásticos são parcialmente sensíveis à umidade, aumentar a umidade dos grânulos durante o processo de fusão na moldagem por injeção pode diminuir as cadeias de moléculas e, portanto, deteriorar a propriedades mecânicas. Por isso é necessário secar os grânulos até atingir um nível de umidade adequado antes da moldagem por injeção. Isso evitará as posteriores perdas de qualidade do produto acabado.
A máquina de teste de índice de fluidez da PCE Instruments é uma ferramenta muito adequada para determinar o índice de fluidez de diferentes termoplásticos. Isto permite determinar alguns parâmetros importantes para a produção antes de iniciar a fabricação, ajustando-os, se necessário. Por tudo isso, a máquina de teste de índice de fluidez contribui para melhorar a qualidade do processo de produção, reduz a taxa de rejeição e, portanto, contribui para uma redução sustentável dos custos.