Sensor de umidade por microondas / Medição de umidade contínua em granulados de madeira, aparas (instalação variável)
Na fabricação industrial de chapas de madeira (MDF, PB, OSB) ou granulados de madeira, a medição de umidade e densidade em linha é de fundamental importância, porque permite que os processos de produção sejam executados com a maior eficiência possível, o consumo de energia é mantido baixo e as perdas de matéria-prima são minimizadas.
O uso de um sensor de umidade por microondas fornece uma qualidade muito alta e regular na fabricação, além de uma redução nos custos de operação e manutenção (em comparação com os medidores de umidade convencionais). Ao conectar o sensor de microondas a um regulador ou sistema de processos, o usuário pode reagir imediatamente ao ler valores de medição em tempo real.
Isso significa que o "Downtime" (tempo de inatividade) é reduzido, por exemplo, nos processos de prensagem ou secagem. A perda de material também é reduzida. Tudo isso contribui na redução do tempo de amortização do sensor de microondas para granulados de madeira e chapas de madeira em poucas semanas.
O sensor de umidade por microondas pode ser usado na medição em linha de umidade em muitos processos de produção: refino de madeira, tratamento de resina, prensagem, drenagem e secagem. O sensor de umidade por microondas é especialmente preciso na medição da umidade de aparas de madeira ou serragens, desde que a matéria-prima tenha sido seca e misturada homogeneamente (evitando "ninhos de umidade" na mistura do processamento de matérias-primas).
Quanto mais preciso for a medição de umidade em linha do processamento de madeira, mais homogêneo será a fabricação final (chapas MDF / OSB). Tenha em consideração que o processo de secagem (controle de secagem) é muito caro. É nesta parte do processo onde tem o maior potencial de economia. Secar muito implica, além de desperdiçar energia, uma deterioração da qualidade do material da fibra.
Campos de uso (fabricação): Chapas de fibra (PB, MDF, OSB), serragens, aparas, chapas de madeira, granulados de madeira. O uso de um sensor de umidade por microondas também é apto e eficaz para o controle do suprimento de granulados de madeira em instalações de combustão.