Precisão | 1 ponto de referência, placa de referência certificada com aproximadamente 80 HBa |
Repetibilidade | 2 pontos de referência adicionais |
Dispositivos | PCE-1000N |
Um certificado de calibração ISO certifica os resultados de medição obtidos durante uma calibração realizada em condições específicas. Esse certificado é geralmente necessário para o cumprimento dos requisitos de qualidade definidos pela série de normas DIN ISO 9000. Esses requisitos de qualidade também especificam o intervalo de tempo após o qual uma nova calibração dos diferentes instrumentos de medição deve ser realizada.
Em uma calibração ISO realizada no laboratório de metrologia da PCE Instruments, são verificados a precisão e a repetibilidade das medições do durômetro Barcol. Para determinar a precisão, são realizadas três medições em uma placa de referência certificada com aproximadamente 80 HBa. As placas de referência certificadas são, por sua vez, calibradas por um laboratório de metrologia acreditado e são rastreáveis às normas nacionais alemãs do Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) ou a outras normas internacionais. O certificado de calibração indica a dureza Barcol da placa de referência como valor nominal, os valores reais das medições e a desvio calculado em relação ao valor nominal. O valor da tolerância admissível é extraído das especificações técnicas. A diferença entre o valor medido e a tolerância permitida é comparada, e o resultado de cada medição é registrado.
A repetibilidade do durômetro Barcol é determinada em dois padrões adicionais. Normalmente, são utilizadas para isso as placas de calibração não certificadas que acompanham o instrumento. Frequentemente, essas placas não apresentam um valor fixo de dureza Barcol, mas sim uma faixa como 51 a 53 ou 81 a 83. São realizadas três medições em cada um dos dois padrões. Primeiramente, o valor real da dureza Barcol é comparado com o valor nominal. Em seguida, calcula-se a faixa de desvio dos resultados de medição para cada teste. A faixa de desvio indica a diferença máxima entre os três valores medidos. O certificado lista os valores individuais de cada medição, a faixa de desvio calculada, a tolerância admissível do durômetro Barcol para a repetibilidade e o resultado da comparação.
O certificado de calibração é emitido mediante solicitação do cliente e, portanto, está excluído do direito de devolução. Se você solicitar um dispositivo novo com certificado de calibração, leve em consideração que o prazo de entrega será mais longo devido ao processo de calibração. Ao determinar o momento ideal para recalibrar um equipamento, é importante considerar que o dispositivo ficará indisponível para uso durante um determinado período. O tempo habitual de calibração pode ser prolongado caso os padrões também precisem ser recertificados periodicamente ou se o laboratório estiver com um alto volume de pedidos.