Certificado de calibração ISO para brilhômetros
Um certificado de calibração ISO atesta os resultados de medição obtidos em uma calibração realizada sob condições específicas. Esse certificado geralmente é exigido para o cumprimento dos requisitos de qualidade definidos conforme a série de normas DIN ISO 9000. Esses requisitos de qualidade também especificam o intervalo de tempo após o qual deve ser realizada uma nova calibração dos diferentes instrumentos de medição.
No momento da calibração do dispositivo, a precisão e a repetibilidade são verificadas comparando-se a leitura exibida no medidor com as informações do padrão de calibração utilizado. Muitos brilhômetros já incluem um padrão de brilho como item de série. Isso permite ao usuário verificar, a qualquer momento, o bom funcionamento do equipamento.
Antes de realizar a calibração, o aparelho é primeiro ajustado. Normalmente, utiliza-se para isso um padrão de brilho incluído no envio. A repetibilidade também é verificada utilizando esse mesmo padrão de brilho não certificado. Para isso, são feitas três medições consecutivas no mesmo ponto. Os resultados são registrados como valor real. A diferença máxima entre esses três valores é anotada como margem de desvio. Em seguida, essa margem é comparada com o desvio admissível para o brilhômetro em termos de repetibilidade. Se a margem de desvio estiver dentro da precisão indicada na ficha técnica, o resultado é registrado como OK / aprovado. Brilhômetros que medem em 3 ângulos são verificados em 20°, 60° e 85°.
Em seguida, verifica-se a precisão de medição do brilhômetro para os ângulos de medição de 20°, 60° e 85° com um padrão de brilho certificado. Se o medidor de brilho tiver apenas um ou dois dos três ângulos de medição listados, a precisão da medição será calibrada apenas para esse ou esses dois ângulos. São feitas três medições no padrão de brilho certificado. O valor médio é calculado a partir dos três valores medidos. Esse valor médio é indicado no certificado como valor real. A diferença entre o valor nominal e o valor real é o desvio. Se esse desvio estiver dentro da tolerância permitida para o brilhômetro, a calibração será considerada bem-sucedida.
O certificado de calibração é emitido a pedido do cliente e, portanto, está excluído do direito de devolução. Se solicitar um dispositivo novo com certificado de calibração, tenha em mente que o prazo de entrega será prolongado devido à calibração. Ao determinar o momento para recalibrar um equipamento, leve em consideração que o dispositivo não estará disponível para operação durante um período de tempo. O tempo habitual de calibração pode ser estendido porque os padrões também precisam ser recertificados periodicamente ou devido ao alto volume de pedidos no laboratório.
Os certificados de calibração são emitidos especialmente para o cliente e, portanto, são excluídos do direito de devolução.