Precisión | 2 pontos de referência de aproximadamente 500 ppm e 1000 ppm |
Dispositivos | PCE-CMM 5, PCE-CMM 8, PCE-CMM 10, PCE-RCM 16, etc. |
Um certificado de calibração ISO certifica os resultados de medição de uma calibração realizada em condições específicas. O certificado geralmente é necessário para cumprir os requisitos de qualidade definidos pela série de normas DIN ISO 9000. Esses requisitos de qualidade também especificam o período de tempo após o qual deve ser realizada uma nova calibração dos diferentes instrumentos de medição.
Calibramos os medidores de CO2 em nosso laboratório utilizando uma instalação especial de testes de gás. A precisão é verificada com duas concentrações diferentes de dióxido de carbono. Na câmara de testes, diferentes concentrações de gás podem ser estabelecidas por meio da introdução de gases de teste. Tanto o dispositivo a ser calibrado quanto o dispositivo de referência, que possui maior precisão, são expostos à mesma concentração de CO2 na câmara. A primeira medição é realizada com a porta da câmara de testes aberta.
Assim, o ar da sala de calibração entra na câmara, gerando concentrações entre 400 e 500 ppm. Para a segunda medição, a câmara de testes é fechada e um valor de referência de aproximadamente 1000 ppm é gerado por meio de um gás de teste de CO2.
O certificado de calibração contém uma tabela com os resultados de ambas as medições. Os valores do dispositivo de referência são registrados como valor nominal e os do dispositivo a ser calibrado como valor real. A diferença entre o valor nominal e o valor real de uma medição resulta na desvio da medição. O desvio é comparado com a tolerância indicada nas especificações técnicas do dispositivo ou com a tolerância especificada para a calibração. Se o desvio for inferior à tolerância especificada, o resultado é registrado como i.o./pass. Se ambos os desvios estiverem dentro do intervalo de tolerância aplicável, o dispositivo de medição atende aos requisitos de precisão.
O certificado de calibração é feito sob solicitação do cliente e, portanto, está excluído do direito de devolução. Se solicitar um dispositivo novo com certificado de calibração, tenha em mente que o prazo de entrega será estendido devido à calibração. Ao determinar o momento para recalibrar um equipamento, considere que seu dispositivo não estará disponível para uso durante um período de tempo. O tempo habitual de calibração pode ser prolongado porque os padrões também precisam ser certificados periodicamente, ou porque o laboratório está com grande volume de pedidos.