Precisão | Bloco de calibração com os seguintes espesores: 5 mm, 10 mm, 20 mm, 50 mm e 100 mm |
Dispositivos | PCE-TG 50, PCE-TG 75, PCE-TG 150, PCE-TG 300 |
Um certificado de calibração ISO certifica os resultados de medição de uma calibração realizada em condições específicas. O certificado geralmente é necessário para o cumprimento dos requisitos de qualidade definidos de acordo com a série de normas DIN ISO 9001. Esses requisitos de qualidade também especificam o período de tempo após o qual deve ser realizada uma nova calibração dos diferentes instrumentos de medição.
A precisão do medidor de espessura de materiais é verificada com cinco blocos de calibração certificados. Os blocos de calibração são colocados na mesa de laboratório e cobertos com gel de acoplamento na parte superior. O medidor de espessura de material a ser verificado é ligado e ajustado com o bloco de teste integrado na carcaça. Antes de medir nos blocos de calibração, verifica-se se o instrumento está ajustado à velocidade do som do material de ensaio. Se não estiver, ajusta-se a velocidade do som para o material por meio da função de menu correspondente.
Em seguida, mede-se a espessura três vezes em cada um dos cinco blocos de calibração. Os resultados são anotados e o valor médio é calculado a partir das três medições individuais realizadas no bloco de calibração. No certificado, é indicado o espessura do bloco de calibração em uma tabela como valor nominal e o valor médio das medições como valor real. Na coluna ao lado, a diferença entre o valor nominal e o real é indicada como desvio. Depois, compara-se cada um dos desvios com a tolerância do dispositivo. O resultado da comparação é inserido na última coluna da tabela como avaliação se o desvio detectado é admissível "OK / pass" ou não admissível "não OK / fail". Se cada um dos desvios for menor que a tolerância especificada, o medidor de espessura de material atende aos requisitos de precisão.
El certificado de calibración se realiza a petición del cliente y por tanto, queda excluido del derecho de devolución. Si pide un dispositivo nuevo con certificado de calibración tenga en cuenta que el plazo de entrega se alargará debido a la calibración. A la hora de determinar el momento de recalibrar un equipo tenga en cuenta que su dispositivo no estará disponible para operar con él durante un periodo de tiempo. El tiempo habitual de calibración puede alargarse porque los patrones también se deben certificar periódicamente, o porque el laboratorio tenga un gran volumen de pedidos.
Os certificados de calibração são emitidos especialmente para o cliente e, portanto, estão isentos do direito de devolução.