Precisão de 2 de 3 padrões (blocos de teste certificados): | aprox. 20 HRC, 40 HRC, 60 HRC |
Repetibilidade: | outro ponto de referência |
Dispositivos: | PCE-3000, PCE-3500, PCE-5000 |
Um certificado de calibração ISO certifica os resultados de medição de uma calibração realizada sob condições específicas. O certificado geralmente é exigido para o cumprimento dos requisitos de qualidade definidos pela série de normas DIN ISO 9000. Esses requisitos de qualidade também especificam o intervalo de tempo após o qual deve ser realizada uma nova calibração dos diferentes instrumentos de medição.
A unidade padrão para os valores de medição determinados pelo método UCI (Impedância de Contato Ultrassônica) é a dureza Vickers, ou seja, HV ou HV UCI. O laboratório de calibração da PCE Instruments também verifica os durômetros UCI com blocos de referência para a dureza Rockwell HRC.
A precisão de medição dos durômetros UCI é determinada em dois dos três blocos de teste HRC certificados. A menos que seja especificado de outra forma, os testes são realizados em cerca de 20 HRC e 40 HRC. São realizadas três medições em cada um dos dois blocos de referência. O valor médio é calculado a partir de cada um dos três valores medidos. O valor real é comparado com o valor nominal especificado no bloco de referência. A desvio, ou seja, a diferença calculada entre o valor nominal e o valor real, deve estar dentro da tolerância admissível da precisão especificada para o durômetro. O certificado de calibração inclui os valores nominais, os valores reais, os desvios calculados e a tolerância permitida. Para ambos os pontos de referência, o resultado indica se a medição está dentro da tolerância ("i.o./pass") ou fora dela ("não i.o./failed").
A repetibilidade das medições é determinada por meio de três medições consecutivas em um bloco de teste Rockwell. Se o durômetro UCI for enviado com um bloco de teste, esse bloco não certificado será utilizado. Caso contrário, utiliza-se o terceiro bloco de teste certificado que não tenha sido utilizado para a calibração do equipamento. Após as medições, calcula-se a diferença entre os três resultados obtidos. A maior das duas diferenças também deve estar dentro da tolerância de repetibilidade aplicável ao durômetro UCI. No certificado de calibração, são inseridos os valores individuais das três medições como valores reais, o valor de dureza Rockwell da placa de referência utilizada como valor nominal, a margem de desvio determinada e a tolerância específica do dispositivo para repetibilidade. O resultado é registrado como "i.o./pass" se o desvio for menor que a tolerância permitida.
O certificado de calibração é emitido mediante solicitação do cliente e, portanto, está excluído do direito de devolução. Caso solicite um novo equipamento com certificado de calibração, leve em consideração que o prazo de entrega será estendido devido ao processo de calibração. Ao definir o momento para recalibrar um equipamento, é importante considerar que o dispositivo poderá ficar indisponível para uso durante um determinado período. O tempo usual de calibração pode se prolongar, tanto porque os padrões de referência também precisam ser recertificados periodicamente, quanto por uma possível alta demanda no laboratório de calibração.
Os certificados de calibração são emitidos especialmente para o cliente e, portanto, são excluídos do direito de devolução.