Precisão: | em cinco folhas de referência calibradas |
Dispositivos: | por exemplo: PCE-CT 21BT, PCE-CT 22BT, PCE-CT 23BT, PCE-CT 24FN, PCE-CT 25FN, PCE-CT 26FN, PCE-CT 27FN, PCE-CT 28, PCE-CT 65, PCE-CT 80, PCE-CT 100, PCE-CT 100N, PCE-CT 5000H |
Um certificado de calibração ISO atesta os resultados de medição obtidos durante uma calibração realizada sob condições determinadas. Esse certificado é frequentemente exigido para o cumprimento dos requisitos de qualidade definidos internamente, conforme a série de normas DIN ISO 9000. Esses requisitos internos de qualidade também especificam, para cada instrumento de medição, em que intervalo de tempo uma nova calibração deve ser realizada.
Os medidores de espessura de revestimento utilizados para medir camadas em materiais metálicos são testados com filmes de referência calibrados. Utilizamos padrões de calibração em filme com espessuras de aproximadamente 191 µm; 368 µm; 483 µm; 795 µm; 1.016 µm; 1.463 µm; 1.951 µm; 2.794 µm e 3.446 µm, os quais são regularmente verificados quanto a possíveis desvios.
A partir desses padrões de espessura de revestimento, são selecionados cinco filmes adequados, de acordo com a faixa de medição do equipamento a ser testado. Modelos de aparelhos que podem medir tanto em metais ferromagnéticos (Fe) quanto em metais não ferromagnéticos (NFe) são calibrados em ambos os substratos com os cinco filmes selecionados.
Antes da calibração propriamente dita, o medidor de espessura de revestimento é zerado em uma ou nas duas bases metálicas e ajustado com os filmes que acompanham o aparelho. Se necessário, o equipamento é calibrado especificamente para esses filmes. Os valores medidos, desvios e resultados dessa primeira série de medições são listados inicialmente no certificado de calibração, na Seção 4. A calibração principal é realizada como uma segunda série de medições, utilizando os cinco padrões de espessura de revestimento selecionados. Cada filme de referência é medido três vezes. A média dessas três medições é calculada e registrada como o valor real (IST) na tabela. As espessuras dos filmes de referência são registradas como valores nominais (SOLL), e a diferença entre o valor nominal e o valor real é indicada como desvio. Abaixo das tabelas da série de medições, é especificada a tolerância considerada como base para a calibração. Para cada filme medido, é indicado na tabela se o desvio está dentro da tolerância definida. Se todos os resultados estiverem dentro da tolerância estabelecida, o equipamento atende aos requisitos de precisão de mediçã
O certificado de calibração é emitido em nome do cliente e está excluído da política de devolução. Ao solicitar equipamentos novos com calibração, é importante considerar que o prazo de entrega pode ser maior devido ao processo de calibração. Ao definir a data para a próxima calibração, deve-se levar em conta que o equipamento poderá ficar indisponível para medições na operação durante esse período. O tempo usual para calibração pode se estender por dois motivos: primeiro, porque os padrões de referência precisam ser recertificados externamente em intervalos regulares; e segundo, porque o laboratório de calibração pode estar com alta demanda de pedidos, o que gera um aumento no tempo de processamento.