Os campos eletromagnéticos são gerados durante o funcionamento dos dispositivos e de sistemas elétricos. Encontrará aqui medidores de campos eletromagnéticos. Dependendo da frequência, possuem diferentes efeitos no organismo humano. As consequências podem variar de desconforto a estimulação nervosa e queimaduras internas (por exemplo, microondas). Portanto, é necessário determinar a exposição dos funcionários a campos eletromagnéticos usando um medidor de campos eletromagnéticos EMF com base na Lei de Saúde e Segurança do Trabalho e no Regulamento de Empresas. Duas áreas são definidas, denominadas áreas de exposição 1 / 2: A área de exposição 1 inclui todas as áreas controladas, por exemplo, instalações de funcionamento elétrico e as áreas que podem ser inspecionadas pelo operador.
No entanto, também inclui áreas de acesso geral onde, devido ao modo de funcionamento do sistema, é garantida que a exposição será produzida durante um curto período de tempo.
Nesse caso, curto prazo significa um turno de trabalho. O oficial de segurança pode determinar a radiação magnética em Gauss / Tesla usando um medidor de campos eletromagnéticos EMF e classificá-la com base na exposição. Especialmente na frequência de 50 Hz, o valor limite de 1,36 µT aplica-se na área de exposição 1, enquanto na área 2 o valor é 0,42 µT. Em princípio, um medidor Tesla e um medidor de campos eletromagnéticos EMF são dispositivos idênticos. A diferença geralmente está na unidade exibida. O Tesla é uma unidade básica do SI para a densidade de fluxo magnético. O Gauss origina-se do sistema de unidades CGS. Ambas as unidades podem ser convertidas entre si pelo fator 10.000. Assim que, 10.000 Gauss correspondem a 1 Tesla. A maioria dos medidores Tesla ou medidores de campos eletromagnéticos EMF mostram as duas unidades na tela.