O calibrador ou calibrador de processos serve basicamente para as técnicas de medição, controle e regulação para o ajuste e a verificação em instalações de controle e instrumentação. O calibrador tem diferentes magnitudes que devem ser atribuídas a sinais de medição normalizados. Em PCE dispomos de diversos tipos de calibradores multifunção para diferentes tipos de sinais, como podem ser calibradores multifunções para sinais elétricos, calibrador multifunção para sinais térmicos, etc. Estes sinais de medição ou magnitudes reguladas são denominados como sinais padrão, que o nosso calibrador pode proporcionar. Se definem em 0 ... 20 mA, 4 ... 20 mA, 0 ... 10 V e 0,2 ... 1 bar. Estas magnitudes que mede o calibrador multifunção são atribuídas, por exemplo, a uma magnitude de temperatura, de caudal ou de ajuste numa válvula de controle (0...100% abertura da válvula).
Isto significa que para um sinal de regulação de 50 % (por ex. 10 mA) com um intervalo de entrada de 0 ... 20 mA numa válvula de controle, a abertura da válvula seja de 50 %. Devido a que estas correlações são muito importantes para o bom funcionamento do controle e a transmissão de sinais de processos, todos os equipamentos de medição e regulação deverão haver sido calibrados previamente com nosso calibrador.
O equipamento que já estiver em funcionamento deve ser verificado regularmente com a ajuda do calibrador e, caso necessário, ser recalibrados com um calibrador de processos, obtendo assim a qualidade desejada. O aparelho de mão simples ou instalações de medição, como medidor de temperatura infravermelha ou sonómetro, podem e devem ser verificados regularmente com um calibrador de som ou de temperatura quando exista a suspeita de uma variação maior à que aparece nas especificações técnicas. Nossos modelos de calibradores de alta precisão oferecem estas funções ao experto, nas técnicas de medição, controle e regulação ou nos controles de qualidade, com uma relação de preço/qualidade excelentes; coisa que não é habitual neste setor da medição.