Viscosímetro de copo Ford / Normas internacionais: ASTM D1200, D333 e D365 / Alumínio anodizado mecanizado com bocal de aço inoxidável substituível
O viscosímetro de copo Ford é usado para determinar de forma rápida e simples a viscosidade em líquidos. Contudo, deve-se levar em conta que isto só é possível com líquidos de baixa viscosidade. Pastas densas e outras substâncias com alta viscosidade não são adequadas para medição com copo. A estrutura do viscosimetro de copo Ford é padronizada com a norma DIN e, portanto, é sempre a mesma. Consiste em um corpo oco cilíndrico que na maioria dos casos desemboca em um bocal substituível. A abertura dos bocais, assim como o copo, estão regulamentados pela normativa DIN.
A medição é realizada da seguinte forma: Primeiro, o bocal é mantido fechado e o copo é preenchido com a substância a ser medida. Certifique-se de que o copo esteja cheio até o topo. Um canal de transbordamento evita que a medição seja distorcida pelo líquido que poderia escoar. Em seguida, passe por cima do copo com a placa de vidro para retirar o excesso de material. Agora já pode abrir o bocal novamente. A pressão negativa resultante significa que o material permanece no copo. Se agora for puxada a placa de vidro horizontalmente do copo, deverá ativar o cronômetro. Assim que o fluxo for interrompido pela primeira vez, é necessário parar o cronômetro e anotá-lo.
Ao usar um viscosímetro de copo, é particularmente importante, dependendo do meio utilizado, garantir que o copo esteja bem limpo após cada medição. Resíduos no bocal e no copo podem distorcer resultados posteriores. Arranhões também falsificam a medição, pois esse material removido altera o volume do copo, deixando de atender a normativa DIN.