Com o analisador de redes pode visualizar diretamente a potência em W, KWh, entre outros, ou medir harmônicos. O analisador de redes é um dispositivo multifunção que mede com precisão a corrente contínua, a corrente alternada, a intensidade de corrente DC, a intensidade de corrente AC e a potência. O resultado da medição da potência AC é considerado como valor real, onde a faixa máx. é de 4000 watts. Durante a medição da potência a polaridade muda automaticamente, se os valores de medição forem negativos aparecerá o símbolo 'menos' no visor do analisador de redes.
Alguns modelos de analisadores de redes contam com outras características para todos os âmbitos (potência ativa, aparente e reativa, corrente, fator de potência, integrador de energia, tensão real efetiva, frequência, etc.). O analisador de redes PCE-360 é um dispositivo para profissionais que mede potência de três fases. Além das propriedades necessárias, possui memória interna, função de registro e software para analisar os dados. Portanto, este analisador de redes é ideal para medições a longo prazo e para resoluções de problemas.
Informações de interesse sobre o analisador de redes elétricas: Na medição de potência nas redes de tensão contínua, a potência é o resultado da fórmula P=U * I; que significa o produto da tensão U e da corrente elétrica I. No caso de corrente alterna (por exemplo, a tensão de uma linha de 50 Hz) é gerado um ângulo de desfase entre a corrente e a tensão. Para medir a potência ativa deverá ter em consideração. Portanto, os analisadores de redes mostram na medição combinada da potência elétrica, um itinerário da tensão da corrente. O valor P (potência ativa) é equivalente, como mencionar antes, o produto de ambos os valores. Na prática são diferenciadas três classes de potência:
- Potência aparente S medida em VA (volt-ampère)
- Potência ativa (e potência equivalente) P medida em W (watts)
- Potência reativa medida em VAR (volt-ampère reativos)