Acelerômetros, acelerómetros ou sensores de vibração são instrumentos de medição que verificam com rapidez e segurança as peças que vibram em máquinas e instalações. O pessoal de manutenção utiliza diariamente esse tipo de equipamento. O acelerômetro detecta as revoluções, o deslocamento, a aceleração e velocidade de vibração das peças vibrantes. O objetivo é conseguir o bom funcionamento das máquinas e instalações e evitar paradas longas.
O que se busca é avaliar o estado de vibração por meio de um sensor de vibração e diagnosticar o estado de um rolamento. Existem várias versões dos sensores de vibração. Por exemplo, existem dispositivos que integram um data logger ou equipamentos que permitem medir vibrações em 3 eixos, ou seja, eixos x, y, z. O sensor de vibração de 4 canais é capaz de medir a vibração em 4 lugares simultaneamente.
O objetivo é utilizar um acelerômetro para avaliar o estado de vibração e diagnosticar, por exemplo, o estado de um rolamento. Existem diferentes modelos de acelerômetro. Por exemplo, existem dispositivos que integram um registrador de dados. Outros equipamentos permitem medir vibrações em 3 eixos, ou seja, os eixos X, Y e Z. Um acelerômetro de 4 canais pode medir simultaneamente a vibração em 4 pontos.
Os sensores que medem os parâmetros em máquinas e instalações são posicionados com pés magnéticos. Os valores medidos são enviados para um receptor que, por sua vez, carrega esses dados para um servidor. Isso permite ver de qualquer parte do mundo o estado da máquina através dos valores de aceleração, velocidade, deslocamento e temperatura e, se necessário, poder intervir. Quase todos os acelerômetros possuem uma interface USB, através da qual poderá transferir os dados para um PC usando um software opcional para uma análise posterior.