O esclerômetro da PCE-Instruments é usado para medir a resistência à compressão do concreto. Para isso, sua capacidade de carga e dureza são testadas de acordo com o princípio de medição Schmidt. Neste princípio de medição o esclerometro impacta no concreto. Dependendo da dureza do concreto, o corpo salta mais ou menos. O dispositivo mede o rebote e converte-se em uma resistência de compressão.
Como uma medição comum no concreto construído não é possível em um laboratório, o esclerômetro é utilizado no próprio local. A medição é feita na superfície do concreto e a resistência de compressão é determinada usando uma tabela de conversão para classes de resistência de compressão. A resistência de compressão é determinada usando uma carga de pressão de um eixo curto, sem deteriorar o concreto para isso. A resistência de compressão de concreto depende de diferentes fatores determinantes, como, por exemplo, granulação, valor de medição de água de cimento, densidade do concreto fresco, conteúdo de ar no concreto, resistência contra ataques químicos, etc.
As classes de resistência para concreto pesado e normal correspondem aos corpos de teste, que foram armazenados com uma umidade relativa de 95% até uma idade de teste de 28 dias. Com o esclerômetro PCE-HT 225E os parâmetros são convertidos e emitidos diretamente no instrumento. Além disso, os dados também podem ser transmitidos do dispositivo para o computador.