Um estroboscópio é um dispositivo que emite flashes de luz em intervalos regulares. Dependendo da duração e frequência dos flashes de luz, os movimentos das áreas iluminadas aparecem entrecortados, irregulares ou como se a máquina estivesse parada. Ao alinhar as frequências, o estroboscopio permite, entre outras coisas, determinar as velocidades de rotação, velocidade e frequência. Como o estroboscópio permite interromper opticamente os processos execução, é possível tornar visíveis falhas e irregularidades de forma rápida e fácil, que de outra forma seriam ocultadas pelo movimento.
Um estroboscópio para uso móvel costuma ser leve, prático e pode funcionar com baterias recarregáveis, tornando-o independente da rede elétrica. Isto significa que o estroboscópio pode ser usado para inspeções periódicas, mesmo em grandes instalações. Os diferentes modelos se diferem, entre outras coisas, pelo tipo de fonte de luz, a intensidade da luz e a faixa de frequências que podem gerar. Dentro dessa faixa, a frequência do estroboscópio pode ser ajustada continuamente. Muitos modelos oferecem a possibilidade de reduzir pela metade e de dobrar a frequência dos flashes para fins de controle. Para determinadas medições, é vantajoso se a frequência de flash do estroboscópio puder ser acionada externamente (função Trigger). Uma função especial é o deslocamento de fase, que facilita a manutenção de determinados pontos fixos ou marcas na posição desejada na imagem fixa.
O manuseio do estroboscópio é simples. Ele pode ser usado para realizar medições sem contato e não destrutivas enquanto uma máquina está em funcionamento. Isso torna o estroboscópio uma importante ferramenta de diagnóstico para técnicos de serviço e pessoal de manutenção em componentes rotativos ou vibrantes. O estroboscópio é uma ferramenta útil não apenas para verificação e monitoramento de processos industriais, mas também para pesquisa e desenvolvimento.