A manutenção preditiva (Condition Monitoring) serve para controlar o estado de máquinas e instalações. Ao contrário da manutenção preventiva, a manutenção preditiva é uma alternativa mais eficiente e segura. Na manutenção preventiva, peças como rolos e rolamentos são substituídas com base em uma manutenção periódica, muitas vezes antes do tempo necessário, mesmo estando intactas. Isso encurta desnecessariamente a vida útil dessas peças, resultando em desperdício de capital.
Esse método também não permite detectar peças defeituosas a tempo, nem localizá-las com precisão. Uma peça defeituosa pode danificar bastante uma máquina, fazendo com que ela fique parada por um longo período. A manutenção preditiva, ou Condition Monitoring, permite realizar ambas as tarefas. Por um lado, permite detectar falhas em uma peça a tempo, e por outro, permite que a vida útil de uma peça seja aproveitada ao máximo.
Dessa forma, evita-se a parada de máquinas, o que gera economia de dinheiro, pois é possível aproveitar ao máximo as peças individuais das máquinas. Graças a uma técnica sensorial inteligente utilizada na manutenção preditiva (Condition Monitoring), é possível detectar diretamente na máquina parâmetros relevantes, como oscilações, vibrações ou temperatura. Por meio de métodos de análise matemática e do software correspondente, é possível analisar permanentemente esses parâmetros.
Tudo isso permite visualizar e controlar em tempo real o estado geral da máquina.