Um microscópio de luz transmitida está composto principalmente de duas peças ópticas: a objetiva e a ocular. Estes componentes ópticos estão conectados entre si graças ao tubo, um dispositivo de iluminação, a platina e ao tripé, que atua como suporte para os componentes ópticos. O dispositivo de iluminação do microscópio está formado por uma lâmpada incorporada no tripé, ajustável em direção ao coletor (lente ou sistema de lentes localizado em frente à lâmpada do microscópio) e a comporta do campo de luz por atrás do mesmo. O condensador do microscópio é baseado em um sistema complexo de lentes ou espelhos, que projeta o diafragma de campo no plano do objeto.
A lente objetiva do microscópio gera uma imagem real do objeto, ao mesmo tempo em que pode observá-la ampliada através da ocular. Para observar o objeto com ambos os olhos, alguns tipos de microscópios podem ser equipados com duas oculares, este tipo de microscópio denomina-se microscópio binocular. Dependendo do tipo de iluminação, também é possível diferenciar entre o microscópio de luz transmitida, com o qual é iluminado através de objetos muito finos e transparentes e, o microscópio de luz refletida, para examinar a superfície de corpos opacos. Nosso microscópio é adequado para muitas aplicações diferentes em laboratório, pesquisas, oficina, hobby, etc.
Além disso, alguns microscópios de nosso catálogo são ideais para aplicações in situ, pois podem ser conectados a um notebook através da entrada USB, permitindo a documentação direta da investigação, ou sua apresentação a um público maior, conectando o microscópio em um projetor grande.
Aliás, para quem já possui um microscópio analógico, poderá equipá-lo de uma forma bem econômica com uma micro ocular para microscópios e convertê-lo em um microscópio digital, atualizando-o para obter transmissão direta na tela do PC.