pHmetro para cosméticos / Display grande de fácil leitura / Cartão de memória (os valores são guardados no formato Excel) / Interface RS-232 para software opcional que permite a leitura em tempo real no PC
A principal tarefa na produção de cosméticos não é somente fabricar produtos com fragrâncias agradáveis e nomes chamativos e listas de ingredientes, mas também fazer a produção mais eficiente para que os produtos realmente possam melhorar a pele ou o cabelo, e que nunca cheguem a danificá-lo.
A medição de pH na cosmética consiste em realizar verificações com a prioridade, não apenas verificar se o valor de pH do produto é idêntico ao valor de pH da pele, mas principalmente para garantir uma boa qualidade, e uma viscosidade, cor e fragrância adequadas.
Um meio muito ácido ou alcalino, por exemplo, um champô, pode causar problemas na pele.
É por isso que o controle do valor de pH em cosméticos é muito rigoroso e é monitorado permanentemente, e isso não apenas no produto final. É importante compreender que é necessário realizar um controle em todas as fases de produção: desde a matéria-prima e todas as adições, durante o processo de fabricação até obter finalmente o produto final, como champôs, géis, corantes, espumas, etc. vendidos nos supermercados. É importante cumprir os requisitos e norma da organização da saúde e as normas corretas de fabricação.
Com certeza todos alguma vez vivemos a situação de que a agradável fragrância da espuma começou agravar, apesar de que ao princípio tudo estava em ordem. Essa é prova de que o fabricante possa ter cometido erros durante o processo de produção, e que provavelmente não tenha observado suficientemente as medições e correções do valor de pH. O produto cosmético deve estar perfeito, não apenas no dia da fabricação, mas ser estável no tempo. Hoje em dia são ofertados muitos produtos de cabelo e rosto com a denominação "BIO". Os fabricantes de tais produtos devem ter presente que fabricar este tipo de produto é muito mais difícil. Os ingredientes naturais tornam um produto "BIO" algumas vezes muito "caprichosos", portanto é imprescindível controlar com muita atenção seu valor de pH.
Aplicações
- Águas residuais
- Soluções com baixa carga iônica
- Champô
- Massa
- Cores
- Amostras contaminadas
- Materiais orgânicos
- Proteínas
- Lubrificantes
- Azeites
- Vinho
- Carne
- Queijo, etc.