Sensor de umidade Sensor de banda VHF / Medição contínua de umidade em mercadorias a granel (depósitos / silos)
Este sensor foi desenvolvido especialmente para medição de umidade em mercadorias a granel. Este sensor de umidade é montado em depósitos, silos, tanques, distribuidores e correias transportadoras. Os materiais apresentados como mercadoria a granel ou massa corrente, como fibras, cascalho, serragem, cinzas volantes (minerais), aparas (superfície até 5 cm²), ração, grãos, farinha, sementes, massas, entre outros, podem ser medidos de forma contínua e não destrutiva.
Este sensor de umidade também usa o princípio de medição de ondas na banda VHF. O sensor consiste em uma caixa com a unidade eletrônica e o próprio sensor de umidade. A peça do sensor é fabricada em duas variantes. Ambas são feitos de aço inoxidável AISI321 (diâmetro do tubo: 15 … 30 mm). No entanto, diferem em sua forma de construção.
Variante 1 (PCE-MWM 240-A): Sensor prancha (comprimento: 200 mm). Seu formato de prancha o torna muito robusto contra choques e acionamento mecânico. É montado por meio de adaptadores em paredes de depósitos e silos.
Variante 2 (PCE-MWM 240-B): Sensor haste (comprimento: 500 ... 1500 mm). É parafusado como se fosse uma conexão entre duas paredes de um depósito.
Ambos os tipos de sensores precisa estar completamente cobertos pela mercadoria a granel (100 mm), pois isso garante a alta precisão na medição. Por esse motivo, o sensor de haste é geralmente instalado em funis. No caso do sensor prancha as chapas de condutividade adicionais normalmente são cobertas suficientemente com o material a ser medido. A regulação correspondente de uma correia transportadora também pode ser suficiente para sempre ter o sensor de umidade coberto. Isso é especialmente importante para manter a densidade do material a ser medido o mais constante possível.